Monday, June 16, 2008

Arte em pneus

Transformando pneus velhos em obras de arte
"O conceito principal é retirar pneus do meio ambiente e colocar jovens em contato com a arte funcional, produzindo móveis emborrachados".



O projeto ambiental e social "Arte em Pneus" foi desenvolvido, no ano de 2004, pelo designer Daniel Beato a pedido da Goodyear do Brasil, para contemplar os princípios da ecoeficiência, os quais buscam a utilização de recursos naturais de forma consciente e eficiente buscando a melhor disposição do lixo que geramos, baseados no princípio dos 3’Rs:

- Redução do consumo;
- Reutilização quando não é possível reduzir;
- Reciclagem quando não é possível reutilizar ou reduzir.

Veja a exposição Arte em Pneus no Mercado Mundo Mix clicando aqui.

Neste projeto também desenvolvemos um quarto princípio: o da REEDUÇÃO pois acreditamos que sem este os outros três não fazem sentido.

O conceito principal é retirar pneus do meio ambiente e dar acesso a todos a criação e produção de móveis emborrachados, trabalhando principalmente com jovens e adolescentes, colocando-os em contato com a arte funcional, desviando assim o acúmulo de resíduos sólidos da região, contribuindo com a reutilização de sucatas automotivas e pneus inservíveis, retardando sua disposição e decomposição no meio ambiente prevenindo epidemias causadas pelo acúmulo de lixo. Nossa missão é conscientizar, reeducar e capacitar através de ações sociais para comunidades em desvantagem social, tendo como objetivo promover a reinserção social e educação ambiental.


HISTÓRICO

2001: Início das pesquisas sobre resíduos sólidos descartados em grandes quantidades no meio ambiente e de facil acesso com possibilidades de reutilização para produção de móveis e artefatos funcionais. Como resultado das pesquisas foi escolhido o pneu devido o fato deste ser descartado em abundância no meio ambiente e de difícil decomposição podendo gerar problemas como: contaminação do solo , ar e a proliferação de epidemias.

2002: desenvolvimento de técnicas, mix de materiais e processos de produção de móveis e artefatos a partir de pneus inservíveis.

2003: exposição das peças emborrachadas nas feiras e eventos do Mercado Mundo Mix e Mercado Casa Mix.

2004: a Goodyear do Brasil faz parceria com o designer Daniel Beato para elaboração de um projeto ambiental e social para reutilização dos seus pneus inservíveis. Este projeto foi denominado "Arte em Pneus" e a partir desta data foram desenvolvidas as seguintes atividades:

PROJETO IDÉIA FIXA POR UM SERTÃO 100 FOME – capacitação de 20 adolescentes na faixa de idade entre 14 e 18 anos, em Guanambi (BA), formando a equipe Arte em Pneus do Sertão, composta por 6 produtores responsaveis pela confecção dos produtos a serem vendidos. Foi realizado o treinamento de multiplicadores voluntarios para dar continuidade e direcionamento a equipe com o intuito de dar continuidade para o andamento das oficinas para logística, produção e venda.

ORFANATO PÃO dos POBRES de SANTO ANTÔNIO – capacitação de 2 equipes compostas por 30 alunos e 4 monitores interessados na coordenação e multiplicação do projeto.

No comments: